sexta-feira, 8 de junho de 2012

Discos #12 - Number Of The Beast, Iron Maiden

Oi, nesse post vamos ao clássico do rock, Iron Maden :D



Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal, ou em português, Nova Onda do Heavy Metal Britânico). O nome "Iron Maiden" ("donzela de ferro"), homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.
Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 85 milhões de álbuns registrados em todo o mundo. Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. Eles são citados como influência por bandas como Pantera, Avenged Sevenfold, Sepultura, Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Death, Megadeth, Dream Theater, Blind Guardian, Mystery,Slayer entre muitos outros. O Iron Maiden quase nunca canta sobre drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras das músicas da banda são baseadas na literatura inglesa e em fatos históricos, principalmente por Steve Harris ser um estudioso de história, principalmente egípcia, e o vocalista Bruce Dickinson ser formado no curso de história. Outro aspecto conhecido da banda é o mascote Eddie, que estampa a capa de todos os discos de estúdio e aparece nas perfomances ao vivo. Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy por "El Dorado". A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos, assim, sendo considerada pela MTV a 4ª maior banda de heavy metal de todos os tempos.



The Number of the Beast é o terceiro álbum de estúdio da banda.
Foi lançado em março de 1982 pela EMI e Capitol Records (nos EUA), contendo originalmente oito canções, todas inéditas. O álbum marcou a estreia do novo vocalista, Bruce Dickinson que entrou no lugar de Paul Di'Anno. Na época de seu lançamento, The Number of the Beast causou uma grande controvérsia por utilizar temáticas obscuras em algumas das composições e trazer a imagem do demônio na arte da capa, o que acabou trazendo uma espécie de publicidade gratuita para a banda, alavancando ainda mais o sucesso do álbum. Apesar disso, o culto ao satanismo em nenhum momento é aclamado ou influenciado em nenhuma das canções, como muitos acreditavam na época. Traz algumas das suas mais famosas canções "The Number of the Beast", "Run to the Hills" e "Hallowed Be Thy Name" e ainda as favoritas dos fans "Children of the Damned" e "The Prisoner". Foi o primeiro lançamento da banda à alcançar o topo das paradas de sucesso da UK Albums Chart, recebendo certificado de platina nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, e até hoje, já alcançou a marca das 16 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Muito bem recebido pela crítica é constantemente listado como um dos melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos e o maior sucesso da banda. The Number of the Beast é um dos dois álbuns do Iron Maiden listados no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die (Iron Maiden é o outro).

Faixas

"Invaders" (Harris)


"The Prisoner" (Harris/Smith)

"22 Acacia Avenue" (Harris/Smith)

"The Number of the Beast" (Harris)


É o sétimo single e segundo do álbum. A música foi escrita inspirada em um pesadelo do fundador da banda, Steve Harris após ver o filme Damien: Omen II (A Profecia II) e na história do poema Tam o' Shanter. É um dos maiores sucessos da banda e é sempre executada durante concertos. A banda chegou ao décimo oitavo lugar das paradas britânicas. A canção é bastante conhecida pelo estridente e grutal grito de Bruce Dickinson segundos após a introdução. No documentário sobre o álbum, parte da série Classic Albums da BBC, Dickinson conta que o produtor Martin Birch forçava ele a cantar durante várias vezes as quatro primeiras linhas durante várias e várias horas. Todo esse treino culminou em um tom cada vez mais estridente do grito no começo da música.
A banda originalmente havia contratado o famoso ator de filmes de terror Vincent Price para ler o texto de introdução. No entanto, de acordo com Dickinson, Price disse que não faria nada por menos de £25.000 (o que equivale hoje a R$780.550,00). Para não ter que pagar tudo isso, a banda foi obrigada a contratar um locutor que lia histórias de terror na rádio Capital 95.8.
A frase de abertura "Woe to you O earth and sea for the Devil sends the beast with wrath because he knows the time is short / Let him who hath understanding reckon the number of the beast for it is a human number/its number is six hundred and sixty six" (ou em português "Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo / Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é um número do homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis") foi tirada diretamente do livro Apocalipse (12:12) e (13:18). 
A música, na época em que foi lançado o álbum em 1982 foi alvo de algumas criticas nos Estados Unidos e de acusações que o Iron Maiden podia ser um grupo satânico, o que levou Harris a esclarecer que o tema da música não era adoração ao satanás, mas sim a narração de um pesadelo. Quando o videoclipe foi exibido pela primeira vez na MTV a aparição de Eddie no final foi editada após queixas de espectadores assustados. 
A canção ficou em sétimo lugar no VH1's 40 Greatest Metal Songs e é considerada um dos maiores sucessos e a canção mais conhecida da banda, com ela incluída nas trilhas sonoras dos games Tony Hawk's Pro Skater 4 e Guitar Hero III: Legends of Rock.

"Run to the Hills" (Harris)
Corra para as Colinas (na tradução para o português, óbvio) é o primeiro single do álbum. Foi um dos primeiros sucessos da banda, atingindo a sétima posição no UK Singles Chart e a décima sexta no Irish Singles Chart.  A canção fala sobre a expulsão forçada dos nativos americanos para o Oeste dos Estados Unidos presumivelmente durante a presidência de Andrew Jackson, quando as expulsões foram conduzidas pelo Exército dos Estados Unidos. Também é possível que a canção seja sobre as Guerras Sioux, quando a terra de Lakota, nas Dakotas, foram tomadas à força pelo Exército dos EUA. 
A música é o tema principal do jogo de snowboard SSX on Tour e uma versão cover também está disponível no jogo Rock Band, sendo uma das musicas mais difíceis do jogo. A música também está presente nos jogos Rock Revolution e Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned. "Run to the Hills" ficou em 27° na lista das 40 melhores músicas de metal do VH1 e em 2009 ficou em 14º lugar entre as melhores músicas de hard rock de todos os tempos do canal VH1.

"Gangland(Smith/Burr)

"Total Eclipse(Harris/Murray/Burr)

A letra da música fala sobre uma pessoa que está numa prisão e foi condenada a morte.

Curtiram? Semana que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts

Random

randomposts