sexta-feira, 11 de maio de 2012

Discos #07 - Mamonas Assassinas, Mamonas Assassinas

E hoje vamos recordar uma banda que marcou a geração dos anos 90. Quem nunca cantarolou do nada um "sabããão crá crá, sabããããão cra crá, não deixa os cabelos do saco enrolar..." ou "mina, seus cabelo é da hora, seu corpão violão...". É, hoje vamos falar do Mamonas Assassinas.



Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró, sertanejo, além de heavy metal, rock progressivo, pagode e o vira português. A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso. Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.




O álbum Mamonas Assassinas foi lançado em junho de 1995 e foi o único oficial do grupo, que acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com Disco de Diamante em 1995, comprovado pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos). Álbum este, que com letras bem-humoradas, como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira", "1406" e "Mundo Animal", os levou ao sucesso estrondoso. Apenas duas músicas não são de autoria dos Mamonas: "Sábado de Sol", composta por Pedro Knoedt, Rafael Ramos (filho do produtor João Augusto Soares, diretor artístico da gravadora EMI na época) e Felipe, da banda Baba Cósmica; e "Sabão Crá-Crá"que é uma música do folclore escolar urbano. A canção "Não Peide Aqui, Baby", sátira de "Twist and Shout" dos Beatles, não foi ao álbum por conter palavras de baixo calão, mas aparece no lançamento póstumo Mamonas ao Vivo.

Musicas
"1406(Dinho, Júlio)
O nome 1406 (ou quatorze-zero-meia) faz alusão ao número de telefone (011) 1406, pertencente aos informerciais (aqueles comerciais do Polishop, Shoptime ou da filmadora mais vendida do Brasil que é MP3, MP4, webcam, câmera de video, frigideira, forno microondas, bicicleta motorizada TekPix) do Teleshop. A música também faz referência direta (de forma satirizada) aos acessórios vendidos pelo telefone 1406 em "Tudo que ela olha a desgraçada quer:/Televisão, microondas, micro system, microscópio/Limpa-vidro, limpa-chifre, facas Ginsu" e "Tudo que ela olha a desgraçada quer:/Ambervision, frigi-diet, celular, master-line/camisinha, camisola e kamikaze"; mostrando assim uma crítica ao consumismo.

"Vira-Vira(Dinho, Júlio)
A canção, uma das primeiras do disco a ser lançada, tornou-se hino da banda. A canção é uma referência ao cantor português Roberto Leal de uma música lançada em 1970. A música é feita com base no gênero de folclore português Vira. Fala sobre um português que foi convidado para uma orgia (a chamada 'suruba'). Por não saber do que se tratava, ele enviou sua esposa para ir em seu lugar. Ela volta uma semana depois, cheia de dores, sendo vítima da zombaria do português. No final da canção, ele acaba sentindo indiretamente o que a esposa passou, com o último verso: "Ai, como dói!".

"Pelados em Santos" (Dinho)
[

Foi a canção de maior de sucesso. Sua letra romântica é um convite para um programa amoroso na cidade de Santos, São Paulo, numa Brasília amarela, equipada com rodas da marca Gaúcha, que foram sucesso de vendas no fim dos anos 80. A canção também ganhou uma versão em espanhol, intitulada "Desnudos en Cancún", que foi lançada na coletânea Atenção, Creuzebek: A Baixaria Continua, em 1998.
"Pelados em Santos" também foi regravada pelos Titãs, em seu álbum As Dez Mais, lançado em 1999.

"Chopis Centis(Dinho, Júlio)
A introdução da música "Chopis Centis" é uma paródia de Should I Stay Or Should I Go, do grupo de punk The Clash.

"Jumento Celestino(Bento)

"Sabão Crá Crá(música folclórica)

"Uma Arlinda Mulher" (Bento, Dinho)
O título da música refere-se ao filme Uma Linda Mulher, estrelado por Julia Roberts. Quanto à estrutura musical, faz-se forte alusão às canções Fake Plastic Trees e Creep, ambas do Radiohead. Além disso, o tecladista, Júlio Rasec, satiriza o estilo vocal do cantor Belchior, o que daria origem também à vinheta Belchi.

"Cabeça de Bagre II" (Bento, Dinho, Samuel, Sérgio)
Baseada na experiência do vocalista Dinho na quinta série primária, seu título é a paródia de Cabeça Dinossauro, álbum dos Titãs. Nela, um de seus solos de guitarra é uma referência à risada do primeiro troll que se tem notícias Pica-Pau, e um dos riffs principais é Baby Elephant Walk (O Passo do Elefantinho), trilha infantil composta pelo músico estadunidense Henry Mancini que nos tempos Jovem Guarda ganhou versão brasileira e se popularizou através do Trio Esperança.

"Mundo Animal" (Dinho)
(quem nunca nessa música parou pra pensar na infância porque comer tatu é bom mas dava dor nas costas?)

"Robocop Gay" (Dinho, Júlio)
A música é uma homenagem ao Capitão Gay, personagem de Jô Soares no programa 'Viva o Gordo' da Rede Globo, com ligação ao personagem do ator Peter Weller, o Robocop. Versões ao vivo da música contavam com o "Melô do Piripiri", da Gretchen. Foi a primeira música da banda a fazer parte da trilha sonora de uma novela: Caminhos do Coração, da Rede Record (sim, por incrível que pareça não é só a Globo que faz novela) em 2007/2008.

"Bois Don't Cry" (Dinho)
O título da faixa é uma paródia à música "Boys Don't Cry", do The Cure. Há um trecho da música "Tom Sawyer" do Rush e a parte mais pesada da música usa como base a música "The Mirror" do Dream Theater. E com uma referência ao filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau termina a música.

"Débil Metal" (Dinho, Bento, Júlio, Samuel, Sérgio)
As letras de "Débil Metal" são em inglês. O nome é trocadilho com heavy metal/death metal e com a expressão débil mental.

"Sábado de Sol(Dinho, Bento, Pedro Knoedt, Rafael Ramos)

"Lá Vem o Alemão(Dinho, Júlio)
É uma paródia a um pagode de muito sucesso na época, Lá Vem o Negão cheio de paixão, te catar te catar te catar, do grupo Cravo e Canela. Nesta canção, Dinho satiriza os estilos vocais dos cantores Luiz Carlos, do grupo Raça Negra, e Netinho de Paula, então líder do Negritude Júnior.

_____________________________________
E é isso aí, Você pode dar sugestões de bandas pra os próximos posts nos comentários aí em baixo. Então, até a semana que vem com System of a Down!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts

Random

randomposts