Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília e estava na ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns "Que País É Este" de 1987 e "Acústico MTV" de 1999. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso.
Essa banda é, particularmente, a banda preferida desse editor que vos escreve.
Vamos falar do "Acústico MTV - Legião Urbana", que na opinião desse que escreve é o meu preferido pois reúne algumas das minhas músicas favoritas (quase todas desse disco).
"Acústico MTV" é um álbum ao vivo da banda lançado em 1999. No Brasil foram vendidos mais de 1 milhão de cópias e sendo premiado com Disco de Diamante pela ABPD. Foi o segundo programa da série Acústico MTV no Brasil, o primeiro havia sido com a banda carioca Barão Vermelho. O show foi gravado na antiga boate Hippodromo, em São Paulo, no dia 28 de Janeiro de 1992. A banda aceitou o convite da emissora paulista para gravar o programa, ao invés de preparar um videoclipe para a divulgação do então novo álbum, V. O show ainda destaca-se por ser o Acústico com maior simplicidade instrumental, por ser tocado com apenas dois violões e percussão. O single principal do álbum é 'Hoje a Noite Não Tem Luar' (versão em português para Hoy Me Voy Para México, da boy band portorriquenha Menudo). Em apenas uma semana, o álbum chegou à marca de mais de 700 mil cópias vendidas (disco de platina duplo, na época).
Faixas
1- "Baader-Meinhof Blues"
(Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo)
2 - "Índios"
(Renato Russo)
3 - "Mais do Mesmo"
(Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo/Renato Rocha)
4 - "Pais e Filhos"
(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
Renato Russo dedicou esta canção ao VJ Luiz Thunderbird, declarando: "Esta vai pro Thunderbird, o VJ sem pai nem mãe". A dedicatória não foi incluída em nenhuma das versões do álbum.
5 - "Hoje a Noite Não Tem Luar"
(Alejandro Monroy Fernandez/Carlos Villa de La Torre/versão: Carlos Colla)
Renato Russo puxou esta música enquanto estava no intervalo para consertar a corda de um violão, mas ficou tão bom que entrou no álbum e virou o single.
6 - "Sereníssima"
(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
7 - "Teatro dos Vampiros"
(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
Durante a gravação do disco, Renato declarou que essa música deveria falar sobre a TV. Subentende-se que, possivelmente, seja uma citação a uma novela de sucesso da época: Vamp, da Rede Globo.
8- "On the Way Home/Rise"
(Neil Young/John Lydon/William Laswell)
9 - "Head On"
(William Reid/James Reid)
10 - "The Last Time I Saw Richard"
(Joni Mitchell)
11 - "Metal Contra as Nuvens"
(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
Essa é a música mais longa do Legião Urbana com surpreendentes 11min e 28s
12 - "Há Tempos"
(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
13 - "Eu Sei"
(Renato Russo)
14 - "Faroeste Caboclo"
(Renato Russo)
Esta música é de difícil execução devido ao tamanho da letra: 168 versos. A harmonia e o ritmo, contudo, são extremamente simples, apesar da duração de 9 minutos e 3 segundos é a terceira maior música do Legião, perdendo para 'Metal Contra as Nuvens' e 'Clarisse'. A música está sendo adaptada ao cinema por René Sampaio, com roteiro de Paulo Lins.
Confira o disco na integra no video abaixo:
Então é isso! Semana que vem tem mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário