Olá galera! Hoje temos um post especial porque completa-se 18 anos que foi encontrado morto um dos maiores ícones do rock de todos os tempos. Kurt Cobain.
Kurt Donald Cobain foi o vocalista e guitarrista da banda Nirvana. Com o single "Smells Like Teen Spirit" do segundo álbum do Nirvana, Nevermind (1991), o Nirvana encontrou o sucesso, popularizando um subgênero do rock alternativo chamado grunge. O Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e seu vocalista viu-se com escolhido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. Cobain estava desconfortável com a atenção que recebeu, e colocou seu foco na música da banda, acreditando que a mensagem da banda e sua visão artística tinham sido mal-interpretadas pelo público, desafiando a audiência da banda com o seu terceiro álbum In Utero (1993). Durante os últimos anos de sua vida, Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal em torno a si mesmo e de sua esposa, a cantora Courtney Love. Em 8 de abril de 1994, três dias depois de sua morte, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio por um tiro de espingarda na cabeça. As circunstâncias de sua morte, por vezes, tornam-se um tema de fascínio e debate. Desde sua estreia, a banda Nirvana, com Cobain como compositor, vendeu mais de 25 milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de 50 milhões em todo o mundo. A banda durou apenas até o suicídio de Cobain em 1994, mas vários lançamentos póstumos têm sido emitidos desde que, supervisionados por Krist Novoselic (baixista), Dave Grohl (baterista, hoje é conhecido como vocalista e guitarrista do Foo Fighters, que falaremos em breve) e pela viúva Courtney Love. Desde a sua estreia, a banda já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo que 25 milhões foram vendidos só no Estados Unidos (dados até 2002).
Não temos como não falar hoje do álbum que levou Cobain a fama: o 'Nevermind'
Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda, lançado em 1991. Assim que foi lançado, conquistou aclamação da crítica e sucesso de público, vendendo em torno de 30 milhões, 11,5 milhões nos Estados Unidos segundo a RIAA (Recording Industry Association of America ou em português Associação da Indústria de Gravação da América). Este álbum consagrou o Nirvana no mundo todo, famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, com uma foto do bebê Spencer Elden nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ficando na 10ª colação, sendo o unico álbum da década de 90, no Top 10. Mesmo lançado há 20 anos, Nevermind ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. Recentemente, o canal de TV VH1, elegeu Nevermind como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles.
Faixas
(Clique no título da música para ver o vídeo)
(Clique no título da música para ver o vídeo)
(Kurt Cobain / Dave Grohl / Krist Novoselic)
O inesperado sucesso da música levou o Nevermind para o topo das tabelas de vendas no início de 1992, sendo frequentemente citado como o momento em que o rock alternativo atingiu o status de mainstream. A músca foi o primeiro e o maior hit dos Nirvana, chegando ao 6º lugar no Billboard Hot 100 e entrando nos tops de vários países em todo o mundo entre 1991 e 1992. A música recebeu enorme aclamação da crítica, tendo ficado em primeiro em diversas listas especializadas, como da Village Voice, e vencendo dois MTV Video Music Awards com o seu vídeo musical, que recebeu grande rotação televisiva. A canção foi considerada um "hino para os míudos apáticos" da Geração X, no entanto a banda cresceu desconfortável com o sucesso e a atenção que começaram a receber. Mesmo após o fim dos Nirvana, tanto ouvintes como críticos continuam a considerar "Smells Like Teen Spirit" como uma das maiores canções de rock de todos os tempos.
Numa entrevista em Janeiro de 1994 à revista Rolling Stone, Kurt Cobain revelou que "Smells Like Teen Spirit" foi uma tentativa de escrever uma canção ao estilo dos Pixies, uma banda que ele admirava bastante. Ele afirmou:
"Eu estava a tentar escrever a última canção pop. Basicamente estava a tentar copiar os Pixies. Tenho que o admitir. Quando ouvi Pixies pela primeira vez, fiquei de tal maneira ligado àquela banda que devia ter pertencido a essa banda ? ou pelo menos a uma banda de covers dos Pixies. Nós usámos o sentido de dinâmica deles, sendo leve e calmo e depois alto e pesado."
Cobain só começou a escrever a letra da música poucas semanas antes de se iniciarem as gravações do disco, em 1991. Quando ele apresentou a canção pela primeira vez aos seus companheiros de banda, apenas era constituída pelo riff principal e pela melodia vocal no refrão, e o baixista Krist Novoselic considerou-a na altura "ridícula". Em resposta, Cobain fez a banda tocar o riff durante uma hora e meia. Numa entrevista em 2001 para a Guitar World, Novoselic afirmou que após tocar repetidamente o riff, pensou:
"'Um minuto. Porque é que não baixamos um pouco isto?' Então comecei a tocar a parte dos versos. E o Dave a tocar uma batida na bateria."
Como resultado, todos os membros são creditados como compositores. Cobain deu a ideia para o título da canção após a sua amiga Kathleen Hanna, na altura vocalista da banda riot grrrl punk Bikini Kill, ter escrito com spray "Kurt Smells Like Teen Spirit" na sua parede. Como tinham estado a discutir temas como anarquismo, punk rock, entre outros, Cobain interpretou o slogan como possuindo um significado revolucionário. Contudo, o que Hanna na verdade pretendia dizer era que Cobain cheirava a um desodorizante chamado Teen Spirit, que a sua então namorada Tobi Vail usava. Cobain afirmou mais tarde que não fazia ideia que era uma marca de desodorizante até descobrir meses depois do single ter sido lançado. "Smells Like Teen Spirit" era, juntamente com "Come as You Are," uma das poucas novas canções que estavam escritas desde as primeiras sessões de gravação dos Nirvana com o produtor Butch Vig em 1990. Antes do início das gravações do Nevermind, a banda enviou a Vig uma demo em cassete com ensaios de várias canções, entre as quais "Teen Spirit". Apesar do som da cassete estar bastante distorcido devido ao elevado volume a que a banda tocou, Vig conseguiu retirar alguma melodia e sentiu que a canção prometia. A banda gravou a faixa base da canção em três takes, e decidiu manter o segundo.
2. "In Bloom"
(Kurt Cobain)
A canção é uma crítica às pessoas (os fãs) que ignoravam o significado por trás das canções (um fato que virou paródia na sátira da famosa "Smells Like Nirvana", feita pelo "Weird Al" Yankovic). Há um boato de que Kurt Cobain escreveu essa canção ao seu melhor amigo Dylan Carlson.
3. "Come as You Are"
(Kurt Cobain)
É uma das composições mais famosas de Kurt Cobain. A faixa é frequentemente utilizada em filmes e seriados, sendo sempre lembrada por seu riff inicial. A música é composta em torno de um riff bem simples de guitarra com a bateria ao fundo, e sua letra fala sobre a verdade das pessoas. É uma dos maiores sucessos do Nirvana. Na opinião de muitos ela é uma das mais famosas músicas de rock da história. Também há os que acreditem que ela é a maior "indireta de Cobain" para com seu suicídio.
4. "Breed"
(Kurt Cobain)
Sua duração original é de 3:03 minutos. A música é uma critica a classe média americana. Fala de crescer e ficar aprisionado nela: crescer, ter que casar, depois ter filhos, divorciar e começar tudo de novo.
5. "Lithium"
(Kurt Cobain)
O nome dessa canção foi atribuído ao estabilizador de humor carbonato de lítio, porque Kurt Cobain sofria de Transtorno bipolar desde a sua infância e este era um dos remédios para o tratamento de sua doença. A letra demonstra sua bipolaridade, pois ele ficava triste ou feliz rapidamente. Isso fica explícito muito bem quando, no refrão, ele diz que não sabe se ama, gosta, mata ou sente a falta de alguém.
6. "Polly"
(Kurt Cobain)
Ao contrário de Rape Me, a letra de Polly não era tão clara quanto ao tema que era tratado. Segundo Cobain, um homem que violasse só merecia ser castrado, e por isso em ambas as músicas é feito um pequeno convite a um desconhecido violador ("viola-me, pois vais pagar por isso"). Polly segue o ponto de vista do estuprador e seu primeiro verso, Polly wants a cracker (literalmente "Polly quer biscoito") alude ao diálogo que os donos de papagaio têm em inglês com suas aves de estimação.
7. "Territorial Pissings"
(Kurt Cobain)
8. "Drain You"
(Kurt Cobain)
É a canção de amor e total entrega: física, carnal, mental. Não importa o que as outras pessoas pensem, importa o que a outra pessoa (o parceiro(a)) pensa a respeito dele(a). Tudo do corpo pode ser compartilhado. As secreções e infecções. A urina. (the water is so yellow - a água é tão amarela). A comida é mastigada de uma boca para a outra. Na segunda parte, o duplo sentido da palavra "pupil" se refere tanto à pupila do olho, quanto a um aluno. De tão integrado a relação ele se torna a pupila do olho da amada, ou se torna o pupilo dela sem uma maçã envenenada. A passagem instrumental de ruídos simula um orgasmo. Kurt Cobain notou uma relação entre Drain You e Smells Like Teen Spirit, porém, declarou maior preferencia pela primeira, com uma ressalva: "Talvez não gostasse tanto assim dela se fizesse tanto sucesso quanto 'Teen Spirit'".
9. "Lounge Act"
(Kurt Cobain)
10. "Stay Away"
(Kurt Cobain)
11. "On a Plain"
(Kurt Cobain)
12. "Something in the Way"
(Kurt Cobain)
Acompanhada com um violoncelo choroso, a música relata o tempo em que o vocalista da banda, Kurt Cobain, dizia dormir nas ruas.
_____________________
Curtiu? Na próxima sexta tem mais, não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário