sexta-feira, 18 de maio de 2012

Discos #08 - Toxicity, System of a Down

Fala galera! Vamos que vamos em mais um post com hoje falando do SOAD, ou como é carinhosamente chamado, System of a Down. Não, pera...



System of a Down é uma banda de rock armeno-americana formada em Glendale, Califórnia em 1992. É composta por Daron Malakian (guitarra, vocais), Serj Tankian (vocais, teclados), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras de suas canções. O System Of A Down usa uma grande variedade de instrumentos, incluindo guitarra barítona, mandolins elétricos, cítaras, violões de doze cordas entre outros instrumentos asiáticos. Suas principais influências são as bandas mais antigas de rock alternativo, mas eles também foram influenciados pelo heavy metal, punk rock, jazz, fusion, música folk da Armênia, rock, rock clássico, blues e industrial. Em 2011, se apresentaram no último dia do Rock in Rio aqui no Brasil.
A fase dourada dos SOAD surge após o lançamento do álbum Toxicity, que estreou em primeiro lugar na Billboard e atingiu o topo das paradas no Canadá, inclusive na semana dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Permaneceu ainda assim no topo na semana dos ataques, embora sob fortes críticas políticas sobre o controverso single "Chop Suey!" que foi banido das rádios americanas devido à sua letra, pois tinha uma grande semelhança aos ataques que aconteceram. Desde 2006, a banda está num momento Los Hermanos, isto é, de férias sem data para voltar. Então, os músicos do System of a Down realizam projetos pessoais.


Toxicity é o segundo álbum de estúdio da banda, lançado em 4 de Setembro de 2001 pela American Recordings. O álbum chegou ao primeiro lugar das paradas dos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001, coincidindo com os ataques terroristas daquele dia. A origem armênia dos integrantes junto com a temática agressiva e politizada das letras fez com que a banda fosse investigada pelo FBI e pela CIA.
O álbum foi o responsável por tornar famosa a System of a Down e contém algumas de suas canções mais famosas, como "Chop Suey!", "Aerials" e "Toxicity". Diferente de seu album anterior, o álbum apresenta uma sonoridade mais melodica em suas canções, muitas delas possuindo passagens melódicas onde Serj Tankian canta com a voz mas calma e Daron Malakian aparece mis nos vocais, tanto como backing vocals até como vocalista como no exemplo do pequeno interludio da musica Needles. Mesmo assim, o videoclipe continuou a passar na MTV, o que resultou num grande sucesso assim como a canção "Toxicity". Mesmo com a polêmica ao redor de "Chop Suey!", foi indicado para o Grammy. O disco ainda contava com a música "X", que era tocada ao vivo desde 1995. Nesse mesmo ano a banda entra em turnê, chamada de Pledge of Alligeance, com SlipknotRammsteinMudvayneAmerican Head Charge e No One, para promover o álbum Toxicity. Em um desses shows, na cidade de Rosemont, foram feitas gravações em vídeo, onde "Chop Suey!", "Prison Song" e "Bounce" entraram em DVD em uma edição especial de Toxicity, cujo tinha a capa azul. Outra versão do CD, com capa vermelha, também foi lançada como um disco bônus, contendo os bastidores da gravação do álbum. O disco vendeu aproximadamente 7 milhões de cópias em todo o mundo. 

Músicas

"Prison Song" (Serj Tankian, Daron Malakian)
A palavra "prison" (prisão) aparece 33 vezes na letra da música, que esbraveja contra o número de pessoas que estão encarcerados em prisões em toda a América e adverte o governo sobre a legislação antidrogas de menores infratores.

"Needles" (Tankian, Malakian)
Nesta música, a influência de Dead Kennedys fica na cara graças aos vocais de Serj (que dá até para confundir com o Jello Biafra), começa hardcore e dá uma acalmada no meio, com incursões vocais do guitarrista Daron, no final o couro come novamente.

"Deer Dance" (Tankian, Malakian)
A introdução dessa música lembra o Anthrax dos velhos tempos, quando entra o vocal a música fica SOAD puro: linhas vocais 'das arábias', refrão poderoso ("Empurrando criancinhas com suas automáticas carregadas, eles gostam de mandar os fracos para longe"), novamente a música dá uma caída no meio, onde pode-se ouvir um belo trabalho de guitarra, para no final a música explodir.

"Jet Pilot" (Tankian, Shavo Odadjian, Malakian)

"X" (Tankian, Malakian)

"Chop Suey!" (Tankian, Malakian)


Sua letra fala de suicídio e a falta de estímulo para viver (ironicamente, o álbum chegou ao topo das paradas americanas em 11 de setembro de 2001, que pra quem não lembra, o dia dos ataques terroristas ao World Trade Center lá no EUA). Um título inicialmente sugerido para a canção seria "Suicide". Sua introdução é um cânone. Várias camadas de violão e guitarra até entrar a bateria acelerada, vocal à la Mr. Bungle no início, refrão com toques meio épicos. "Chop Suey" é como uma montanha russa, cheia de partes diferentes e diferentes influências que conseguem fazer sentido juntas. O videoclipe foi dirigido por Marcos Siega, no qual foram convidados vários fãs da banda para participar das filmagens, em um estacionamento.

"Bounce" (Tankian, Odadjian, Malakian)

"Forest" (Tankian, Malakian)

"ATWA" (Tankian, Malakian)
A sigla ATWA significa Air (Ar), Trees (Árvore), Water (Água), Animals (Animais) que foi usado por Charles Manson e seus associados como um termo para promover a unidade da vida na Terra através da natureza.

"Science" (Tankian, Malakian)

"Shimmy" (Tankian)

"Toxicity" (Tankian, Odadjian, Malakian)
Foi eleita a 14ª maior canção de metal pela VH1. A musica faz um protesto a todos os problemas das cidades e a todos aqueles q se tornam problemas. Possui uma guitarra extremamente bem tocada por Daron Malakian e uma melodia durante os versos com muitas variações, é com certeza uma das melhores e mais trabalhadas musicas do System of a Down. "Toxicity" pode ser baixada para o jogo Rock Band, e também faz parte da lista de músicas do Guitar Hero: Metallica.

"Psycho" (Tankian, Malakian)

"Aerials" (Tankian, Malakian)
A letra trata da liberdade não vista pelos homens. Tem um videoclipe o qual foi dirigido por Shavo Odadjian, o próprio baixista da banda, e David Slade. A canção foi indicada ao Grammy de "melhor performance de hard rock" em 2003. Alcançou a primeira posição das paradas musicais Mainstream Rock Tracks e Hot Modern Rock Tracks da revista Billboard. A Música conta com a participação do guitarrista Kirk Hammett, do Metallica. Esta faixa contém a faixa oculta "Arto"

_________________________________
Curtiram? Semana que vem tem Foo Fighters pra vocês!
Dedicado aos sócios da casa Helena Fróes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts

Random

randomposts